Web Zone: Filme registra viagem fracassada de Michael Moore
Filme registra viagem fracassada de Michael Moore
MARCO AURÉLIO CANÔNICO
da Folha de S.Paulo
No documentário "Slacker Uprising", lançado de graça na web, diretor vai contra Bush
O documentário registra a turnê que Moore fez por 62 cidades norte-americanas nas cinco semanas que antecederam a eleição presidencial dos EUA em 2004, buscando votos para o candidato do Partido Democrata, John Kerry, contra George W. Bush, que tentava (e conseguiria) se reeleger.
"Slacker Uprising" (algo como "levante dos preguiçosos") refere-se à busca pelo voto dos jovens desinteressados em política, que se abstinham das eleições (nos EUA, o voto não é obrigatório). "Iremos aos campi das universidades para fazer com que as pessoas votem", diz Moore, no filme.
O diretor chegou a lançar outra versão do filme, intitulada "Captain Mike Across America", no Festival de Cinema de Toronto de 2007, mas fez uma reedição para dar "mais peso e substância", segundo disse ao jornal "The New York Times", e colocou a nova versão na rede, para ser assistida ou baixada no site slackeruprising.com.
Apesar do acesso ao site ser bloqueado para quem não está nos EUA ou no Canadá, os internautas de outros países já encontram o filme (em inglês) em sites de download como o www.mininova.org.
Celebridades
A turnê --e, por extensão, o filme-- é totalmente centrada em Moore, que estava no auge de sua fama em 2004, ano em que seu polêmico "Fahrenheit 11 de Setembro" venceu a Palma de Ouro, em Cannes.
Com sua conhecida retórica teatral e humorística, Moore saiu lotando auditórios de universidades e oferecendo macarrão instantâneo e cuecas novas para cada "preguiçoso" que se registrasse para votar e fizesse um juramento de ir às urnas -a tática lhe valeu um processo por parte do Partido Republicano, que a considerou ilegal.
Moore também mobilizou artistas como Eddie Vedder, do Pearl Jam, que canta "Don't Be Shy", de Cat Stevens, em um dos encontros. Aparecem ainda figuras como a velha heroína folk Joan Baez, o trio R.E.M. e o ator Viggo Mortensen.
O diretor dedica parte do filme a mostrar os ataques que sua turnê sofreu de protestantes pró-Bush. Ele entrevista seus antagonistas e mostra os ataques que sofreu, na TV, de George Bush sênior.
No fim, Moore busca se dissociar da derrota democrata, anunciando que, em 54 das 62 cidades em que sua turnê passou, John Kerry venceu.
Ao som de "It's the End of the World as We Know It (and I Feel Fine)", do R.E.M., o filme anuncia: "Um número recorde de 21 milhões de jovens eleitores votaram no dia 2 de novembro. Foi a única faixa etária em que Kerry ganhou. Infelizmente, seus pais votaram em Bush".
Do UOL
0 comentários:
Postar um comentário