Crítica - A SOMBRA DE JOHN CASSAVETES - Cinema e Dvds
A SOMBRA DE JOHN CASSAVETES
Um ano antes de Acossado (à bout de souffle) causar furor no festival de Berlim, um ator de séries de televisão e filmes B vagava pelos Estados Unidos em busca de uma distribuidora para sua primeira obra realizada por trás das câmeras. Sem êxito e temendo ver todo seu esforço padecer sem ao menos ser visto, inscreveu-o no festival de Veneza esperando ter uma sorte maior. Com um pequeno prêmio em mãos e aplausos do público e do júri, Sombras (shadows) revelou o talento de John Cassavetes para o mercado europeu. Não só isso. Rendeu-lhe também um passaporte para Hollywood onde este exímio realizador concluiu dois filmes antes de se desligar das grandes produções para voltar ao mercado marginal onde passaria todo o resto de sua carreira.

Dentro do contexto, talvez um pouco ingênuo, que aborda tensões raciais, relacionamentos vazios, filosofia (papo furado bem-humorado) sobre artes e jazz (a música foi tema na vida do realizador), existe uma transição entre o universo beatnik e a geração do amor livre que torna Cassavetes um dos grandes precursores do cinema introspectivo das décadas seguintes. Seguiram-se filmes memoráveis como Faces (idem), Uma mulher sob influência (a woman under the influence) e talvez seu título mais popular: Glória (Gloria), refilmado 19 anos depois por Sidney Lumet. Como ator, uma indicação ao Oscar por Os doze condenados (the dirty dozen) e a fama em O bebê de Rosemary (Rosemary’s baby). Falecido precocemente aos 59 anos por cirrose hepática, Cassavetes deixou um grande legado que está a ser lançado gradualmente pela distribuidora Cinemax. A princípio são cinco filmes divididos em dois BOX.

BOX número 1 R$ 159,20 (preços em agosto de 2009)
BOX número 2 R$ 105,60 (preços em agosto de 2009)
Nos extras, apenas uma biografia medíocre escrita, todos os prêmios de sua carreira e trailler original. Nem mesmo a versão em widescreen está disponível. Só vale mesmo para quem é muito fã de cinema. Para quem quer apenas conhecer John Cassavetes, alugue na 2001 mais próxima.
José Vicente
Zé Vicente é formado em cinema pela FAAP, trabalha com roteiros de curtas-metragens e dá aula de história do cinema para jovens e membros da terceira idade na instituição ASSA. email: josevic_taddeo@yahoo.com.br
Gostou do texto? Opine, critique, comente e indique!
Leia também:
0 comentários:
Postar um comentário