quinta-feira, 14 de agosto de 2008

O Paraguai acende a luz e quem paga a conta é você.

Mais uma vez, o Brasil, maior potência econômica da América do Sul anda sendo pressionado, e pressão que vem de uma "nação amiga".
O histórico do Brasil em momentos assim é negativo. O país através de nossos dirigentes sempre cede a pressões de vizinhos do continente.
Hora e a Argentina que não arca com seus próprios pecados, seus desmandos políticos e econômicos, sua guerrinha inútil com os ingleses. E vem cobrar a conta do Brasil. Vide os casos das cotas de geladeiras e sapatos made in Brazil e chegando a sobretaxa para automóveis brasileiros. E mesmo sendo ainda a Argentina, signatária do Mercosul e defensora do livre comercio!
E chega o ex-presidente FHC e aceita...
Vem o atual presidente Lula e mantêm!
Ai chegam os bolivianos pelas mãos de Evo Morales e querem retomar os gasodutos e investimentos da Petrobrás feitos, nacionalizando tudo o que foi cedido por eles mesmo em contratos vigentes. E querem pagar menos do que pagamos no passado e em valores que sequer restituem o que já foi gasto em investimentos lá.
E o companheiro Lula aceita!
Gerando prejuízos a nação e aos acionistas da Petrobrás e riscos de desabastecimento de Gás como já foi sentido no Rio de Janeiro.

Eis que agora a bola da vez é Itaipu.
A principal usina hidrelétrica do Brasil e de importância estratégica para o desenvolvimento nacional. Binacional ela é a união de Brasil e Paraguai. Feita com investimento brasileiro através de um tratado assinado nos anos 70. Gera toda a energia de que o Paraguai precisa, e é peça importante na base energética brasileira! Eis que o recém eleito presidente do Paraguai defende a revisão do tratado da usina. Com o intuito de obter mais recursos para investimentos no seu país. Não discuto a justa razão do presidente Lugo de tentar obter mais recursos para um país tão carente como o seu. Mas como cidadão brasileiro e eleitor. Não concordo com uma revisão que vai levar a uma elevação do preço da energia no Brasil. Sendo que o Brasileiro ainda paga pela construção da usina. Inteiramente que foi, financiada no exterior em meados dos anos 70, sendo o governo Brasileiro o devedor.
Mas não cabe a ele Lugo e nem ao nosso excelentíssimo presidente Lula, rever um tratado que me parece justo e efetivo. Se há mazelas a resolver em seu país, Lugo deveria então, pedir ajuda ou apoio do Brasil e da comunidade internacional, e não fazer chantagem como tem feito ao misturar a questão de Itaipu a uma discussão de fronteiras que remonta ao século 19.
É preciso olho vivo nesta questão pois a conta meus amigos, vai cair no nosso colo!
Que o nosso generoso Presidente mostre que tem aquilo roxo, assim como a camisa de seu time de coração e não ceda a mais uma chantagem.

O nosso bolso, este de antemão agradece!
Leia sobre:
Fontes:
cotas:
Gás e Bolivia:

2 comentários:

Anônimo 1 de outubro de 2008 às 14:42  

Olá! Parabéns pelo texto!

Por eu ter gostado, levei para uma comunidade do Orkut, 'Harém do Brasil'. Eu linkei seu blog no tópico.

Sei que deveria ter esperado por sua permissão. Peço desculpas! E fico na torcida que não tenha ficado incomodado.

Um grande abraço!
Valéria Miguez.

Plebe Rude e Ignara 2 de outubro de 2008 às 01:27  

eu que agradeço... muito pelo contrario, quero mais que este texto seja divulgado e o povo reaja a este absurdo "Lulanático"...
abraços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros Blogs

As Mais Mais do Davinte DigitaL

My blog log

About This Blog

Banner Retangulo

Meu banner Grátis!



  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP