domingo, 24 de agosto de 2008

Deu no jornal: Lula já admite renegociar o Tratado de Itaipu

 

Na Folha:
Lula baixa a cabeça...
 
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu a entender ontem que, apesar das reações em contrário da área técnica do governo, o Brasil irá ceder às pressões do Paraguai para rever condições da parceria na hidrelétrica Itaipu Binacional. Segundo ele, "tudo aquilo que for possível negociar nós vamos negociar, porque nós queremos ajudar os parceiros".
Ele, porém, estabeleceu um limite para atender à reivindicação paraguaia para aumentar o preço que o Brasil paga ao país pela energia excedente (93%) de Itaipu. "Na questão das tarifas, vamos aguardar a demanda deles, porque qualquer aumento de tarifa que incidir em aumento de tarifa para o povo brasileiro, aí fica complicado", disse.
Já na base área para embarcar de volta ao Brasil após assistir à posse de Fernando Lugo em Assunção, Lula assumiu um tom quase paternalista ao falar em entrevista coletiva sobre a ajuda brasileira ao Paraguai.
Segundo ele, o Brasil tem "uma enorme responsabilidade de ajudar os países mais pobres da América do Sul e do Mercosul a se desenvolver".
"Temos de ajudar os mais pobres a se desenvolver porque, na medida em que eles se desenvolverem, vão fazer crescer todo o bloco e todo o continente. Não tem nenhum sentido um país ser rico e os outros serem pobres", acrescentou.
Segundo Lula, "os deputados, os senadores, o presidente da República e os ministros têm de ter compreensão de que temos de ajudar os mais pobres". Foi um duplo recado: ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que é radicalmente contra aumentar os preços da energia paraguaia, e ao Congresso, que poderá vir a ser chamado para rever o tratado.
Assinante lê mais aqui

Como eu temia vamos pegar a batata quente e ainda aguentar carregar os hermanos paraguaios na boleia...
leia anteriores:

O Paraguai acende a luz e quem paga a conta é você.

1 comentários:

Beth Cruz 25 de agosto de 2008 às 03:52  

Ajudar sem ter condições, com o dinheiro da nação. O povo brasileiro carente de melhorias em vários setores, é que paga essa filantropia.
Abs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Outros Blogs

As Mais Mais do Davinte DigitaL

My blog log

About This Blog

Banner Retangulo

Meu banner Grátis!



  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP